segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sacolinhas Plásticas

As sacolinhas plásticas hoje é uma das maiores fontes de poluição na vida moderna. Introduzinas no final dos anos 70 ficaram famosas pela praticidade e pelo meio de propaganda mais viavel e barata. Hoje representam 9,7% do lixo produzido no país ou o equivalente a 210 mil toneladas. Anualmente, circulam em todo o mundo entre 500 bilhões a 1 trilhão destes objetos. Quando reutilizadas como "sacos de lixo" poluiem o meio ambiente, podendo chegar aos corpos d´água causando até a morte de animais. Uma das alternativas viaveis é o plastico oxidegradavel, no entanto a degradação resulta da oxidação, que pode ou não chegar até a biodegradação. A degradação é química, e não biológica. Este tipo de degradação é denominado oxodegradação. Já os biodegradáveis a degradação é causada por atividade biológica de ocorrência natural, por ação de enzimas. São os microorganismos decompositores, como bactérias, protozoários e fungos que degradam este plástico. Oxibiodegradavel é a degradação é química e biológica. A oxibiodegradação de um plástico é um processo em dois estágios: o plástico é convertido pela reação com o oxigênio (combustão) em fragmentos moleculares que são passíveis de serem umedecidos por água, e essas moléculas oxidadas são biodegradadas, convertidas em dióxido de carbono, água e biomassa por microorganismos. De qualquer forma ainda polui o meio ambiente, o q tornaria a sacolinha retornavel uma das opções mais viaveis. Infelizmente esse hábito ainda não é praticado em Jaú. Nem mesmo os supermercados incentivam essa prática, tendo um gasto de aproximadamente 10 mil reais, para cada loja, revertidos para a população.
Você também pode ajudar o meio ambiente utilizando sacolinhas retornaveis.
breve fotos

3 comentários:

Anônimo disse...

É importante tomarmos consciência da necessidade de fazermos algo pelo nosso meio ambiente. Temos de acabar com os despejos de lixo junto às estradas, nas nossas florestas ou em aterros a céu aberto. A prática da separação e selecção dos resíduos, reflexo da consciencialização global para os problemas ambientais do nosso planeta, vem trazer vantagens para o meio ambiente. Vantagem não só na protecção do mesmo mas também na redução dos resíduos a colocar nas lixeiras; na ajuda na poupança de matéria-prima; na proteção dos nossos bens naturais tais como a água, o ar e o solo; na redução do montante de resíduos não bio-degradáveis; bem como na economia de energia.

Anônimo disse...

O que mais me irrita são as pessoas que ainda jogam lixo nas ruas e dizem: - se eu não jogar os garis vão ficar sem trabalho.
Cade a mente desse pessoal?!
Consciência pelo amor de Deus

Anônimo disse...

é importante termos consciencia e salvar o planeta...temos que fazer nossa parte... Fernanda